terça-feira, 20 de dezembro de 2011

Natal...batendo um papo...


Hoje, quase às vésperas do natal, muitos corre corres nas ruas, lojas cheias, pessoas preocupadas com presentes, amigo secreto e muito mais.
Fico pensando....e o espírito natalino, onde está?
Então me volto a um passado talvez nem tão distante, onde as pessoas eram menos apressadas, compravam presentes sim, faziam seus amigos secretos, mas deu uma forma menos mecânica, tinham mais tempo pra dizer um oi ou um bom dia. Não quero nem pretendo ser saudosista, mas, em alguns aspectos tenho saudades de tempos atrás.
Recordo uma música do Pe. Zezinho, “Utopia”, “Das muitas coisas do meu tempo de criança, guardo vivo na lembrança, o aconchego de meu lar. No fim da tarde quando tudo se aquietava, a família se ajuntava, lá no alpendre a conversar”. Talvez nem mesmo no passado, nem todos tiveram a oportunidade de se reunir numa varanda por motivos diversos, quiçá eu seja um deles, mesmo assim me recordo de um natal mais unido, mais familiar e também mais comunitário. É muito bom ganhar presentes, mas, sem esquecer de que somos pessoas, somos humanos, de que precisamos muito mais do que presentes.
 Já imaginou que talvez um telefonema dizendo, “Oi meu querido amigo(a)” ou apenas “oi amigo” ou, ir pessoalmente dar um abraço naquela pessoa, naquele parente talvez um pouco distante, mas que de certa forma esteve contigo durante o ano todo, seria o maior presente?
Hoje muitas coisas mudaram, antigamente se mandavam cartões de natal e ainda se manda, depois..os emails, agora, são as  redes sociais; é muito pertinente, mas, o que se encurtou o espaço entre pessoas que moram distante, distanciou os laços de muitos que até são próximos fisicamente.
Neste natal, se puder, dê presentes sim, mande cartões, ou, emails, ou até mesmo recados através das rede sociais, mas, mesmo fazendo tudo isso, se possível vá, dê um abraço, se não for, ligue...diga..”oi, um feliz natal, vc é muito especial”, nada se comparará a isso.
Na bíblia diz que o primeiro mandamento é “Amar a Deus sobre todas as coisas” e que o segundo é semelhante a esse, “Amar ao próximo como a ti mesmo”, mas, em contra partida, como poderemos dizer que amamos a Deus se não conseguimos amar o próximo que está ao nosso lado?
Que nesse natal, possamos ver a presença do Cristo na face do irmão,  pra você querido amigo, que visita meu blog, um feliz natal, a você e sua família.
Deus os abençoe.

José Benedito

Nenhum comentário:

Postar um comentário